07 julho 2017

GeoBingo Brasil - edição original

publicado: 07/07/2017  atualizado: 03/05/2023

lista de jogos / Geografia / GeoBingo Brasil - edição original

AVISO IMPORTANTE - leia antes de adquirir este jogo:
sobre o reworked:

Junto com o desenvolvimento de novos temas, iniciamos um processo de ‘reformulação’ de alguns dos nossos jogos didáticos, ao qual denominamos reworked’.

Começamos esse processo de aperfeiçoamento pelos jogos mais, digamos, ‘antigos’. Assim, estabelecemos que o processo de ‘reworked será aplicado, basicamente e inicialmente, nos seguintes pontos:
 
renovar: o layout de peças, cartas, etc.;
incluir: caixinha, versos das cartas, peças, etc., folha de regras;
alterar ou atualizar: dados, informações, figuras, etc. se for o caso.

O jogo agora em questão é o deste 'post', o de número 35 do nosso portfólio, GeoBingo Brasil 1ª Edição, lançado em julho e 2017, e que, a partir desta renovação, passaremos a designar como GeoBingo Brasil - edição original, que continuará disponível para venda.

O GeoBingo é um jogo didático voltado principalmente para o auxliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia. 
Obs.: Para conhecer e adquirir a nova versão, clique aqui.

jogo em arquivo no formato PDF 
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Depois dos jogos de Dominó e dos 'tipo' Supertrunfo, passando pelos 'quebraminós', nós entramos definitivamente na série dos jogos estilo 'bingo'. Existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. 
O nosso bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. Assim, desenvolvi este primeiro lançamento abrangendo Estados e Capitais do Brasil.


Material

O jogo é composto por 50 cartelas contendo, cada uma, 12 mapas aleatórios de Estados do Brasil. Algumas, com o nome do respectivo Estado, outras, com a localização e o nome da Capital. Além disso, apresenta também 50 fichas com perguntas direcionadas ao tema, Estados e Capitais do Brasil (veja, no final deste 'post', a relação de todas as perguntas).

Regras

As regras para se jogar o GeoBingo são muito simples:
  • Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 mapas aleatórios em cada uma.
  • A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "AP é a sigla de qual Estado?", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o mapa do Amapá. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação nesse mapa.
  • O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
  • O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.

APRESENTAÇÃO


Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

O jogo






















Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar  linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso exista informações falsas ou incorretas.
O jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a forma designada pelo professor.
Bem, há várias maneiras de jogar. Crie a sua! Experimente!
É isso!


Ah, e tem mais uma novidade... Caixinha para guardar o jogo:




Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo 19 páginas:
- páginas 1 a 7: cartelas para imprimir e recortar
- páginas 8 e 9: fichas de perguntas para imprimir e recortar
- páginas 10 e 11: caixinha para imprimir, recortar e montar



Clique nas figuras abaixo, para conhecer e adquirir também, a versão reworked desse jogo:



Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
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photodinâmica

009.
Porto de Papel - maquete de um porto elaborada e construída como trabalho de conclusão da disciplina de "Equipamentos Portuários" do curso "Logística em Tempos de Sustentabilidade", uma parceria da Libra Terminais com a Unisantos (2015)


06 julho 2017

Dinâmicas: quebraminó "Placas Tectônicas"

publicado: 06/07/2017  atualizado: 15/03/2021


Mais um 'quebraminó'.


Placas Tectônicas!

ideia aqui é familiarizar o aluno com placas tectônicas do planeta e habilitá-lo a correta identificação e construção do 'mapa-múndi', utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

Para adquirir:















Para adquirir:


Clique aqui para acessar e conhecer a 2ª edição atualizada:

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Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato

19 junho 2017

Pasta de trabalho - aulas e atividades antes do recesso: 
América (8º anos) e Europa (9º ano)


18 junho 2017

Dinâmicas: quebraminó "Blocos Econômicos"

publicado: 18/06/2017  atualizado: 15/03/2021


Mais um projeto finalizado: o 'quebraminó'. Isso mesmo, 'quebraminó'! Trata-se da, digamos, "mistura" de um quebra-cabeças com o jogo de dominó.

A ideia aqui é familiarizar o aluno com os blocos econômicos distribuídos pelo mundo e habilitá-lo a correta identificação e construção do 'mapa-múndi', utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.

O tema que preparei para o lançamento do 'quebraminó' é "Blocos Econômicos". São 40 peças que formam o mapa-múndi destacando, em cores diferentes, os 12 blocos econômicos e os países que os compõem.

As regras, como já mencionei, sãos as mesmas de um jogo de dominó. Cada participante só poderá baixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser baixada.

Experimente com os seus alunos!

Em breve, lançarei mais temas de 'quebraminó'!




Para adquirir:















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     Professor Marcos Bonanato

09 junho 2017

jogos didáticos: GeoRanking – módulos 2 a 5: Europa, Ásia, África e Oceania

publicado: 09/06/2017  atualizado: 01/03/2021


(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking América)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Europa)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Ásia)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking África)
(clique aqui para assistir ao vídeo sobre o jogo GeoRanking Oceania)






















Agora, o mundo, enfim, completo!








Depois do lançamento do módulo 1: América, o meu “laboratório de dinâmicas” finalizou, de uma vez só, todos os demais módulos: o 2: Europa, o 3: Ásia, o 4: África e o 5: Oceania. Agora, de fato, pelo menos no GeoRanking, o mundo está completo!

Despertar o interesse dos alunos, tanto do ensino fundamental II quanto do Ensino Médio, pela Geografia, requer uma busca constante de estratégicas e atividades, que possam ir além da parte teórica, é claro.



Em meu ‘post’ de apresentação do módulo 1: América, ao citar que o tema em questão é “Continentes e Países”, deixei claro que fui buscar minha inspiração nos baralhos dos jogos de Super Trunfo. Aqui, nem a ideia, nem a intenção foram de ‘plagiar’ tal jogo, mas sim, elaborar, desenvolver e apresentar um modelo baseado nele.


Relembrando mais uma vez, “Super Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis distribuído no Brasil pela Grow, que consiste em tomar todas as cartas em jogo dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta, como por exemplo, velocidade, altura, longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito participantes e tem classificação livre, podendo ser disputado por qualquer pessoa alfabetizada. Porém, muitos o consideram um jogo de azar, porque, antes de começar a disputa, as cartas se misturam e, além disso, não depende de habilidade alguma do jogador e sim de sorte. Este seria o principal obstáculo. 

Porém, consegui desenvolver um baralho complexo e nos mesmos moldes, e transformei-o em uma atividade educativa, ou seja, um jogo que não se vale principalmente da sorte do participante/competidor, mas sim do seu conhecimento e estudo”.

Clique aqui (ou na figura abaixo) e confira todos os detalhes a respeito do jogo GeoRanking, na matéria postada, aqui mesmo no blog, em 21/05/2017:



GeoRanking é divido por módulos, ou seja, continentes. Observe, no quadro abaixo, a distribuição e quantidade de cartas por cada módulo:


É bom destacar que, embora o total de cartas de países seja de 197, o número de países representados é de 195, uma vez que Rússia e Turquia estão contados tanto na Europa quanto na Ásia.



Também é importante salientar que desses 195 países, 193 são nações reconhecidas pela ONU, além de Taiwan e Vaticano, Estados que não são membros da ONU, mas têm fronteiras definidas, instituições funcionais e soberania reconhecida internacionalmente.

Flipped classroom
Utilizando o princípio das salas de aulas invertidas, preparei, primeiramente, uma tabela com várias informações estatísticas sobre os países e territórios da América, tais como: área (km2), população estimada, densidade demográfica (hab./ km2), PIB (US$), IDH, expectativa de vida e gastos com educação. Depois, essa tabela será disponibilizada aos alunos via e-mail, whatsApp ou download, para leitura, estudo e preparação para o “jogo” a ser realizado em sala de aula.

O desenvolvimento do jogo envolveu um minucioso trabalho de pesquisa e coleta destes dados:

Área: A área do país está expressa em km2 (quilômetros quadrados) e as informações utilizadas são do Atlante Geografico de Agostini 2015’.

População: É o número (estimado) de habitantes do país. Os dados foram coletados junto ao ‘World Population 2015 – Fundo de População das Nações Unidas’.

Densidade demográfica:  É o resultado da divisão da população de um país pela área (km2) desse mesmo país (hab./km2).

PIB US$: Produto Interno Bruto, expresso em dólares, corresponde ao total de bens e serviços produzidos dentro do país no período de um ano. Fonte: World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.

IDH: O Índice de Desenvolvimento Humano mede o bem-estar da população com base em três aspectos: vida longa e saudável (expectativa de vida), conhecimento (escolaridade) e padrão de vida decente (PIB-per capita-PPC). Sua escala varia de 0 a 1. Portanto, quanto mais próximo de 1, melhor a qualidade de vida. Fonte: Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.

Expectativa de vida:  Estimativa do tempo de vida que a criança, ao nascer, terá. Fontes: Fnuap e Human Development Report 2016 (Relatório do Desenvolvimento Humano 2016) do Pnud.


Gastos com educação:  Percentual do PIB de cada país que é investido na educação, conforme dados do World Development Indicators 2015 (Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2015) – Banco Mundial.

Incluímos no jogo, cartas de 48 territórios que possuem graus distintos de autonomia, mas não tem soberania plena. Os territórios são controlados por 10 nações independentes.

O interessante, também, é que, essas 260 cartas disponíveis, possibilitam vários modos de jogar: por continentes, separando os países mais extensos do mundo, os mais populosos, com maior IDH, etc.


Puxa! Todo mundo na sala de aula vai poder jogar. E você... quer experimentar?

apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 




Em breve, volto com mais novidades!


Ah! Já ia me esquecendo... novidade: caixinha para guardar o jogo - veja aqui!




veja também:

Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1 - "PIB: Ranking mundial"
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"

Para adquirir:















Este jogo não está mais disponível para venda ou distribuição.
















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     Professor Marcos Bonanato

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