17 março 2017

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Diversão e... trabalho(?)!
2011 a 2015 - Visitas técnicas: Fábrica da Unipar-Carbocloro, em Cubatão (umas oito vezes com meus alunos de diversas turmas)



12 março 2017

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Diversão e... trabalho(?)!
Outubro/2012 - Visita técnica e passeio: hidrelétrica de Itatinga (Bertioga), que fornece energia elétrica ao Porto de Santos


Dinâmicas: Jogos das fichas... ou dos contêineres... ou ainda, dos condomínios...

Parâmetros, aplicação, regras e fotos das disputas!

publicado: 12/03/2017  atualizado: 12/03/2017


Inicialmente, a ideia era criar uma dinâmica voltada exclusivamente para as disciplinas que eu lecionava no curso de Técnico em Logística da Etec. Porém, graças a uma “pitada” de versatilidade, o jogo, primeiramente denominado “das fichas”, depois rebatizado “dos contêineres” transformou-se, também, em “dos condomínios”.

A seguir, apresento as características e parâmetros de cada um deles, a fim de melhor explicar e conhecer suas regras e objetivos, bem como as fotos das dinâmicas realizadas.

1 – Jogo dos Contêineres

Participantes:
Os alunos são divididos em sete grupos (ou equipes). Cada grupo representa um armador (dono do navio) e, respectivamente, um navio. Os navios presentes no jogo são: amarelo (Yellow Sea), azul (Blue Sea), vermelho (Red Sea), preto (Black Sea), prata (Silver Sea), ouro (Golden Sea) e verde (Green Sea).


Material:
Sete cartelas com 36 fichas redondas e autocolantes, nas sete cores já mencionadas. Cada fichinha representa um contêiner.
Folha com o mapa do navio, incluindo as regras, tabelas de fretes e de tarifas, destinos e espaços delimitados para “colar” os contêineres, além de demonstrativo de lucro/prejuízo e do saldo de dinheiro em caixa no início e ao término da dinâmica.
Cerca de $ 1.000,00 em dinheiro sem valor (tipo aquelas cédulas de Banco Imobiliário)


Objetivos
Cada equipe têm, basicamente, dois objetivos:
1º) Atuar como cliente, procurando embarcar todos os seus 36 contêineres em todos os navios das outras seis equipes PAGANDO fretes e tarifas correspondentes (conforme tabelas)
2º) Atuar como armador e embarcar em seu próprio navio, determinada quantidade de contêineres de todas as outras seis equipes, COBRANDO e RECEBENDO fretes e tarifas correspondentes (conforme tabelas)


Avaliação
A avaliação consiste na apuração correta do resultado a ser alcançado, que envolve o controle exato das Receitas e Gastos, além da demonstração do lucro ou prejuízo (sim, prejuízo, pois, em média, três equipes terão prejuízo)


Regras
Cada equipe recebe, dentro de um envelope, o material completo e a partir daí, começa a negociar o embarque dos seus 36 contêineres nos navios das outras seis equipes participantes, respeitando a quantidade de 6 contêineres de cada cor em cada navio.


O armador, por sua vez (e obrigatoriamente), deverá embarcar 1 contêiner em cada um dos cinco destinos disponíveis: América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, cobrando o respectivo frete, bem como a tarifa de acordo com a cor de cada contêiner. Como são 6 (seis) o número de contêineres a serem embarcados e, 5 (cinco) desses, obrigatoriamente serão encaminhados ao seu destino correspondente, sobra um, ou seja, o 6º, que poderá ser negociado livremente para qualquer um dos destinos.

Em resumo, o armador e o cliente negociam o embarque de 6 contêineres, sendo que 5 (cinco) tem destinos e preços obrigatórios. O que sobra poderá ser negociado livremente. Cada destino poderá comportar até 8 contêineres.

2 – Jogo dos Condomínios.

Segue os mesmos parâmetros do Jogo dos Contêineres (participantes, material, objetivos e regras. A diferença é que, sai a figura do armador e surge em seu lugar a da imobiliária, e agora as fichas representam os imóveis. Além disso, as imobiliárias também tomam o lugar dos navios: amarelo (Yellow Imóveis), azul (Blue Imóveis), vermelho (Red Imóveis), preto (Black Imóveis), prata (Silver Imóveis), ouro (Golden Imóveis) e verde (Green Imóveis).
Cada equipe recebe, dentro de um envelope, o material completo e a partir daí, começa a negociar o contrato de administração dos seus 36 imóveis nas imobiliárias das outras seis equipes participantes, respeitando a quantidade de 6 imóveis de cada cor por imobiliária.

A imobiliária, por sua vez (e obrigatoriamente), deverá contratar a administração de 1 imóvel em cada um dos cinco condomínios disponíveis: América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, cobrando a respectiva taxa de contrato, bem como tarifa de administração de acordo com a cor de cada imóvel. 

Como são 6 (seis) o número de imóveis a serem contratados e, 5 (cinco) obrigatoriamente serão encaminhados ao seu condomínio correspondente, e, o que sobrou, ou seja, o 6º poderá ser negociado livremente em qualquer um dos condomínios.

Em resumo, a imobiliária e o cliente negociam o contrato de administração de 6 imóveis da mesma cor, sendo que 5 (cinco) desses tem condomínios e preços obrigatórios. O que sobra poderá ser negociado livremente. Cada condomínio poderá comportar até 8 imóveis.

Ufa! Um pouco complicado, não é mesmo?  Com certeza... mas o jogo aceita adaptações e novas regras ou formas de disputa-lo podem ser criadas. O objetivo final é o controle exato das finanças. Já testei, com sucesso, variações desses jogos com as turmas de Ciências Contábeis e Administração, além de disciplinas tais como Empreendedorismo e, quem diria... até Ética.

É isso! Abraço!


03 março 2017

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Aventura, ecologia e meio ambiente!
Fevereiro/2017 - Atividade com os professores - Mar Pequeno, Ponte Pênsil - Praia Grande e São Vicente.

 

26 fevereiro 2017

jogos didáticos: GeoDominó Brasil: Estados

publicado: 26/02/2017  atualizado: 05/07/2023

lista de jogos / Geografia / GeoDominó Brasil: Estados

nota informativa de 17/08/2021:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:

- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.

você poderá baixar gratuitamente o reworked' deste jogo clicando aqui.

ou clique aqui para saber mais sobre o que é reworked' 

Para obter a versão original deste jogo, é só ler o post abaixo e fazer o download:



Espero que este jogos atenda à demanda das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries, tais como o 6º e o 7º também.  A ideia aqui é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.


GeoDominó Brasil - Estados

Num ‘post’ recente, eu disse que estava sempre em constante busca de estratégias para despertar o interesse dos meus alunos do ensino fundamental II pela Geografia. Ainda sobre o tema “Estados do Brasil”, pensei em propor-lhes um jogo de dominó, a título de revisão da matéria dada no ano anterior. Sim, dominó! Mas, não daqueles que todos conhecem e estão acostumados, com números de 0 a 6. Elaborei um dominó com os Estados Brasileiros.

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do Estado com o seu respectivo mapa. Pra ajudar na empreitada, inclui abaixo de cada bandeira a sigla do Estado e, dentro de cada mapa o seu respectivo nome.

O jogo conta com todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Para incrementar, adicionei peças com o mapa e a bandeira do Brasil.


Ah! O jogo conta com 40 peças! Já testei com minhas turmas e foi um sucesso! Chegamos a ter 6 grupos jogando simultaneamente. E o que é melhor: todo mundo aprende (brincando e/ou competindo).

APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF 

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.

- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem (neste caso, 12) ficarão disponíveis para “compras”.
- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma das peças “curinga” ou dobradas, que tem dois mapas iguais. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou pelos alunos.
- Cada jogador, no sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que o Estado de um dos lados coincida com o mapa e a sua respectiva capital do outro lado onde está sendo colocada. As peças “curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao próximo jogador.
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo.



Para adquirir:
















nota informativa de 17/08/2021:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:

- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.

você poderá baixar gratuitamente o reworked' deste jogo clicando aqui.

ou clique aqui para saber mais sobre o que é reworked' 

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:


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