12 março 2017

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Diversão e... trabalho(?)!
Outubro/2012 - Visita técnica e passeio: hidrelétrica de Itatinga (Bertioga), que fornece energia elétrica ao Porto de Santos


Dinâmicas: Jogos das fichas... ou dos contêineres... ou ainda, dos condomínios...

Parâmetros, aplicação, regras e fotos das disputas!

publicado: 12/03/2017  atualizado: 12/03/2017


Inicialmente, a ideia era criar uma dinâmica voltada exclusivamente para as disciplinas que eu lecionava no curso de Técnico em Logística da Etec. Porém, graças a uma “pitada” de versatilidade, o jogo, primeiramente denominado “das fichas”, depois rebatizado “dos contêineres” transformou-se, também, em “dos condomínios”.

A seguir, apresento as características e parâmetros de cada um deles, a fim de melhor explicar e conhecer suas regras e objetivos, bem como as fotos das dinâmicas realizadas.

1 – Jogo dos Contêineres

Participantes:
Os alunos são divididos em sete grupos (ou equipes). Cada grupo representa um armador (dono do navio) e, respectivamente, um navio. Os navios presentes no jogo são: amarelo (Yellow Sea), azul (Blue Sea), vermelho (Red Sea), preto (Black Sea), prata (Silver Sea), ouro (Golden Sea) e verde (Green Sea).


Material:
Sete cartelas com 36 fichas redondas e autocolantes, nas sete cores já mencionadas. Cada fichinha representa um contêiner.
Folha com o mapa do navio, incluindo as regras, tabelas de fretes e de tarifas, destinos e espaços delimitados para “colar” os contêineres, além de demonstrativo de lucro/prejuízo e do saldo de dinheiro em caixa no início e ao término da dinâmica.
Cerca de $ 1.000,00 em dinheiro sem valor (tipo aquelas cédulas de Banco Imobiliário)


Objetivos
Cada equipe têm, basicamente, dois objetivos:
1º) Atuar como cliente, procurando embarcar todos os seus 36 contêineres em todos os navios das outras seis equipes PAGANDO fretes e tarifas correspondentes (conforme tabelas)
2º) Atuar como armador e embarcar em seu próprio navio, determinada quantidade de contêineres de todas as outras seis equipes, COBRANDO e RECEBENDO fretes e tarifas correspondentes (conforme tabelas)


Avaliação
A avaliação consiste na apuração correta do resultado a ser alcançado, que envolve o controle exato das Receitas e Gastos, além da demonstração do lucro ou prejuízo (sim, prejuízo, pois, em média, três equipes terão prejuízo)


Regras
Cada equipe recebe, dentro de um envelope, o material completo e a partir daí, começa a negociar o embarque dos seus 36 contêineres nos navios das outras seis equipes participantes, respeitando a quantidade de 6 contêineres de cada cor em cada navio.


O armador, por sua vez (e obrigatoriamente), deverá embarcar 1 contêiner em cada um dos cinco destinos disponíveis: América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, cobrando o respectivo frete, bem como a tarifa de acordo com a cor de cada contêiner. Como são 6 (seis) o número de contêineres a serem embarcados e, 5 (cinco) desses, obrigatoriamente serão encaminhados ao seu destino correspondente, sobra um, ou seja, o 6º, que poderá ser negociado livremente para qualquer um dos destinos.

Em resumo, o armador e o cliente negociam o embarque de 6 contêineres, sendo que 5 (cinco) tem destinos e preços obrigatórios. O que sobra poderá ser negociado livremente. Cada destino poderá comportar até 8 contêineres.

2 – Jogo dos Condomínios.

Segue os mesmos parâmetros do Jogo dos Contêineres (participantes, material, objetivos e regras. A diferença é que, sai a figura do armador e surge em seu lugar a da imobiliária, e agora as fichas representam os imóveis. Além disso, as imobiliárias também tomam o lugar dos navios: amarelo (Yellow Imóveis), azul (Blue Imóveis), vermelho (Red Imóveis), preto (Black Imóveis), prata (Silver Imóveis), ouro (Golden Imóveis) e verde (Green Imóveis).
Cada equipe recebe, dentro de um envelope, o material completo e a partir daí, começa a negociar o contrato de administração dos seus 36 imóveis nas imobiliárias das outras seis equipes participantes, respeitando a quantidade de 6 imóveis de cada cor por imobiliária.

A imobiliária, por sua vez (e obrigatoriamente), deverá contratar a administração de 1 imóvel em cada um dos cinco condomínios disponíveis: América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania, cobrando a respectiva taxa de contrato, bem como tarifa de administração de acordo com a cor de cada imóvel. 

Como são 6 (seis) o número de imóveis a serem contratados e, 5 (cinco) obrigatoriamente serão encaminhados ao seu condomínio correspondente, e, o que sobrou, ou seja, o 6º poderá ser negociado livremente em qualquer um dos condomínios.

Em resumo, a imobiliária e o cliente negociam o contrato de administração de 6 imóveis da mesma cor, sendo que 5 (cinco) desses tem condomínios e preços obrigatórios. O que sobra poderá ser negociado livremente. Cada condomínio poderá comportar até 8 imóveis.

Ufa! Um pouco complicado, não é mesmo?  Com certeza... mas o jogo aceita adaptações e novas regras ou formas de disputa-lo podem ser criadas. O objetivo final é o controle exato das finanças. Já testei, com sucesso, variações desses jogos com as turmas de Ciências Contábeis e Administração, além de disciplinas tais como Empreendedorismo e, quem diria... até Ética.

É isso! Abraço!


03 março 2017

photodinâmica

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Aventura, ecologia e meio ambiente!
Fevereiro/2017 - Atividade com os professores - Mar Pequeno, Ponte Pênsil - Praia Grande e São Vicente.

 

26 fevereiro 2017

jogos didáticos: GeoDominó Brasil: Estados

publicado: 26/02/2017  atualizado: 05/07/2023

lista de jogos / Geografia / GeoDominó Brasil: Estados

nota informativa de 17/08/2021:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:

- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.

você poderá baixar gratuitamente o reworked' deste jogo clicando aqui.

ou clique aqui para saber mais sobre o que é reworked' 

Para obter a versão original deste jogo, é só ler o post abaixo e fazer o download:



Espero que este jogos atenda à demanda das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, porém, com certeza, ele se encaixa nas demais séries, tais como o 6º e o 7º também.  A ideia aqui é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.


GeoDominó Brasil - Estados

Num ‘post’ recente, eu disse que estava sempre em constante busca de estratégias para despertar o interesse dos meus alunos do ensino fundamental II pela Geografia. Ainda sobre o tema “Estados do Brasil”, pensei em propor-lhes um jogo de dominó, a título de revisão da matéria dada no ano anterior. Sim, dominó! Mas, não daqueles que todos conhecem e estão acostumados, com números de 0 a 6. Elaborei um dominó com os Estados Brasileiros.

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do Estado com o seu respectivo mapa. Pra ajudar na empreitada, inclui abaixo de cada bandeira a sigla do Estado e, dentro de cada mapa o seu respectivo nome.

O jogo conta com todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Para incrementar, adicionei peças com o mapa e a bandeira do Brasil.


Ah! O jogo conta com 40 peças! Já testei com minhas turmas e foi um sucesso! Chegamos a ter 6 grupos jogando simultaneamente. E o que é melhor: todo mundo aprende (brincando e/ou competindo).

APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF 

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.

- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem (neste caso, 12) ficarão disponíveis para “compras”.
- O jogo pode começar se algum dos participantes tiver uma das peças “curinga” ou dobradas, que tem dois mapas iguais. Esse critério de início pode ser mudado e definido pelo docente ou pelos alunos.
- Cada jogador, no sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que o Estado de um dos lados coincida com o mapa e a sua respectiva capital do outro lado onde está sendo colocada. As peças “curinga” ou dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.
- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.
- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao próximo jogador.
- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo.



Para adquirir:
















nota informativa de 17/08/2021:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:

- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.

você poderá baixar gratuitamente o reworked' deste jogo clicando aqui.

ou clique aqui para saber mais sobre o que é reworked' 

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:


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27 janeiro 2017

photodinâmica

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Desafio!
Fevereiro/2008 - Treinamento corporativo (fotos do tempo em que trabalhei na Pirelli, em Santo André/SP) envolvendo várias atividades em grupo. Obviamente aproveitei algumas delas para utilizar nas minhas aulas.


Diário de Classe











capítulo 1 - MBA em Santa Catarina


Em outubro de 2007 fui convidado pela Incatep - Instituto de Capacitação Técnica Profissional, para ministrar a disciplina de Comércio Exterior no curso "MBA in Port Terminal Management". As aulas foram realizadas em São Francisco do Sul e Imbituba(SC).

A ementa da disciplina envolveu os  seguintes temas: Evolução da estrutura do Comércio Internacional. Sistemática de exportação. Procedimentos administrativos na exportação. Tipos de exportação. Sistemática de importação. Tributos. Regimes aduaneiros. Trânsito aduaneiro. INCOTERMS. Globalização. Órgãos intervenientes. SISCOMEX. Formas de pagamento comumente usadas no comércio internacional. Contratos internacionais.

Mexendo e remexendo em meus arquivos, encontrei o relatório que fiz, à época,  descrevendo como foram as minhas aulas em São Francisco do Sul, o qual publico logo abaixo, na íntegra. Na sequência, fotos do treinamento em Imbituba.

 
Relatório São Francisco do Sul/SC

Sábado, 10/11/2007

Os preparativos para o primeiro dia de aula foram concluídos com êxito.  Vale destacar a estrutura do local (cadeiras, espaço, ar-condicionado, iluminação), os equipamentos disponíveis (notebook e data show) e o suporte da equipe local da Incatep. Tudo realmente apropriado para o conforto e o melhor aproveitamento dos alunos.


Iniciei a aula, como de praxe, me apresentando e solicitando aos alunos que fizessem o mesmo. Desde esse momento notei a atenção e o interesse de cada um com relação ao curso como um todo.


Através de slides, como introdução, fiz uma abordagem da atual situação do Brasil com relação ao comércio exterior, incluindo definição de PIB, custo Brasil e economia.  Na seqüência, pudemos acompanhar, através da história, toda a evolução do comércio brasileiro com o mundo, desde o pau-brasil até os modernos aviões da Embraer. Observamos estatísticas sobre os produtos mais exportados e importados e também sobre o desempenho das maiores empresas brasileiras nessa área. Desenvolvemos um bom debate com a participação da maioria.

Seguiu-se uma breve passagem sobre a burocracia envolvida nas operações de importação e exportação.

O ponto alto da manhã foi o assunto relacionado ao Câmbio e o fenômeno das relações cambiais, envolvendo cotação do Dólar, mercado mundial de moedas e de mercadorias e suas conseqüências econômicas e sociais.

Dinâmica - Divididos em grupos, os alunos puderam debater e elaborar respostas à pergunta: “Quem ganha e quem perde com a valorização do Real frente ao Dólar? ” Após o tempo designado, cada grupo apresentou o respectivo resultado, gerando breves e interessantes debates e apartes a cada resposta dada.  O material foi recolhido e anexado à lista de presença, contando como parte da avaliação (por participação).



Após o almoço, reiniciamos com o breve tema “Logística relacionada ao Comércio Exterior” e apresentei um material (cerca de 10 slides) sobre o projeto do Porto de Peruíbe.  “Estatísticas e Comparações” foi o tema seguinte, o qual despertou bastante interesse.

Encerrei o dia falando sobre Tributos e dando uma prévia dos assuntos a serem abordados na próxima aula.

Palestra e jantar

Nesse mesmo Sábado, à noite, pudemos assistir a palestra do Comandante Alexandre, sobre a atuação da Marinha relacionada ao Comércio Exterior.  Mais uma vez destaco a excelente preparação do evento, a cargo da Ana Paula com a ajuda do Carioca, e também a estrutura do local.  Com relação à Palestra, notei que os alunos gostaram muito, principalmente quando o Comandante apresentou as Cartas Náuticas do Porto de São Francisco do Sul.  Notei também que, o Comandante, várias vezes citou a Incatep como instituição aprovada pela Marinha para prover treinamentos. 



O jantar servido em seguida estava ótimo. Tanto que o Comandante deixou de comparecer a um coquetel (três navios da Marinha estavam ancorados no porto) para atender aos pedidos dos alunos, respondendo pacientemente a várias perguntas e jantando conosco.  Consideramos muito positiva e oportuna a palestra e o assunto envolvido.  Todos os alunos apreciaram e elogiaram bastante (notei que todos estavam presentes).

Domingo, 11/11/2007

Iniciamos a manhã de Domingo com uma abordagem direta e bastante didática sobre os processos de Importação e Exportação, envolvendo os Documentos pertinentes, conhecendo a Legislação Aduaneira (Regimes, Órgãos, Atuação da Receita Federal, etc.), Contrabando, Desembaraço Alfandegário e uma visão ampla e geral dos Portos Secos.

Após o primeiro intervalo da manhã, entramos no assunto “Logística”, o qual também despertou bastante o interesse de todos, haja visto os debates que se seguiam a cada slide apresentado.  Foi feita uma abordagem de cada segmento (Transporte, Energia, etc.) seus problemas e soluções (sugestões).  Também foi explanado como funciona toda a cadeia de suprimentos.

Encerramos após a participação de todos na avaliação final (prova com 10 questões de múltipla escolha).



Reitero meus elogios à ótima estrutura montada para treinamento, e o excelente trabalho e dedicação da equipe da Incatep em São Francisco do Sul.

Podemos comprovar os resultados obtidos, tais como o ótimo aproveitamento dos alunos com as matérias apresentadas, a oportuna palestra do Comandante-dos-Portos, entre outros.

Agradeço a inesquecível oportunidade de participar desse treinamento e me coloco a disposição para os próximos. 










Imbituba/SC - fotos
Dezembro/2007