monographia

publicado: 14/12/2016  atualizado: 25/01/2019

O projeto Monographia foi idealizado pelo professor Marcos Antonio Bonanato a partir da demanda de alunos universitários do município de Praia Grande preocupados com a finalização e apresentação dos seus trabalhos de conclusão de curso.

Com larga experiência em orientação de TCCs e de participação em bancas, o professor criou, em maio de 2015, um grupo no Facebook, onde postava dicas e orientações sobre o desenvolvimento de TCCs, desde a escolha do tema até a apresentação perante uma banca. Esse grupo chegou a registrar mais de 500 membros.


Outra etapa desse projeto foi a realização, durante o segundo semestre de 2015, de um workshop apresentando uma palestra intitulada “Enfrentando a Banca: apresentação dinâmica do TCC” e organizando uma oficina de trabalho, onde os participantes puderam complementar o desenvolvimento de suas monografias, além de tirar dúvidas sobre estrutura e formatação.


O primeiro evento foi realizado em 12 de julho daquele ano e contou com a presença de 25 participantes (veja as fotos na galeria ao final desta página). O segundo evento aconteceu em 20 de setembro e, nessa ocasião, 20 orientandos também aproveitaram plenamente o conteúdo apresentado.


Visando um melhor entendimento e maior engajamento com o TCC, o professor Bonanato gravou dois vídeos, disponibilizados, à época, no canal do projeto no YouTube. O primeiro vídeo da série, abordou o medo que os estudantes sentem a respeito de um trabalho de conclusão de curso. Confira:

galeria
Evento realizado em 17 de julho de 2015, apresentando a palestra "Enfrentando a banca: apresentação dinâmica do TCC" e oficina de desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso.


Evento realizado em 20 de setembro de 2015, com a palestra "Enfrentando a banca: apresentação dinâmica do TCC" e oficina de desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso.