20 maio 2018

GeoQuest “Migrações”

publicado: 20/05/2018  atualizado: 25/04/2023

lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Migrações"


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

“Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e dinâmicas.

Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”
Essa é a introdução dos ‘posts’ de lançamento dos 10 jogos-tema da linha GeoQuest, ano passado. E foi também a introdução aos outros dois lançamentos anteriores: o tema 11, GeoQuest População e o tema 12, GeoQuest Reciclagem. Assim, como é tradição no meu blog, vou aplicá-la ao lançamento do 13º tema:

GeoQuest Migrações.

Lembrando que, assim como os demais jogos dessa linha, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)

Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Migrações”.
O tema inclui: Tipos de migrações (internas, externas, temporárias, pendulares, etc.), fluxos migratórios, imigração, deportação, refugiados, etc.

b) CARTAS

São 50 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:



c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

Bem, por enquanto, é isso!!!

  Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Migrações"