02 janeiro 2018

jogos didáticos: dominó de Logística Portuária

publicado: 02/01/2018  atualizado: 15/03/2021


(baixe este jogo gratuitamente - saiba como, ao final deste 'post')
 

Em um ‘post’ recente, contei que minha formação acadêmica, inclui, além de Geografia, Comércio Exterior e, principalmente, Logística. E que tinha decidido desenvolver alguns jogos na área de logística, mais especificamente, no seu segmento portuário, pois era um projeto em mente.

Tudo começou com o primeiro jogo desta nova série, o GeoLogística Portuária, que pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Agora, estou lançado um dominó, também relacionado à Logística Portuária:


A base das informações deste jogo são as mesmas do GeoLogística Portuária. Tais informações foram tiradas da cartilha da Antaq, publicada há alguns anos. Utilizei bastante essa cartilha nas minhas aulas na faculdade e, para facilitar, fiz uma adaptação e montei uma apostila (clique aqui para acessá-la). 

Embora eu tenha postado uma ilustração muito interessante no artigo sobre o GeoLogística Portuária, vou repetir a dose neste ‘post’ também. Retirada da cartilha, ela demonstra bem o fluxo das prestações de serviços na logística de um porto, bem como os seus respectivos prestadores na movimentação de carga geral e de contêineres:
 

O dominó Logística Portuária, assim como o GeoLogística Portuária, aborda, abrange, contempla, enfim, também apresenta a organização geral dos serviços portuários, e desafia seus participantes a mostrarem que estão por dentro de tudo o que acontece na logística portuária, seja no mar, no porto, num terminal ou numa empresa do retroporto.


Mais uma vez, recomendo o uso deste jogo como complemento prático às aulas ou materiais de leitura, com a proposta de resolução de desafios. É claro que, em todo jogo, existe o fator sorte. Sim, também é o caso deste dominó. Mas, não é o fator predominante. O conhecimento prévio e a estratégia são muito mais importantes e decisivos.


O objetivo do jogo é combinar o serviço portuário com o seu respectivo prestador.  São 65 peças, abrangendo serviços e prestadores alistados na ilustração da Antaq (no início deste ‘post’). As regras são basicamente as mesmas de um jogo tradicional de dominó. Cada carta de prestador de serviço faz par com um único e respectivo serviço prestado. As exceções ficam por conta da Estiva e da Capatazia, que prestam vários tipos de serviços.



Uma novidade no lançamento deste jogo é a inclusão da caixinha para guardar as peças. Veja abaixo, o tutorial para a montagem da caixinha (que também serve como base para a montagem das peças do dominó), com a sequência das fotos e, logo abaixo, a descrição de cada etapa:








1 - Impressão da estampa em papel ou etiqueta adesiva (saiba mais em outro tutorial, clicando aqui);
2 - Depois da impressão, recorto o molde no tamanho adequado. Também deixei já recortado, no tamanho (adequado), um pedaço de papel cartão azul (ou outra cor a gosto);
3 - Deixo também, já recortado, no tamanho (adequado), um pedaço de papel cartão azul (ou outra cor, a gosto);
4 - Papel cartão e molde adesivo praticamente no mesmo tamanho;
5 - Destaco com cuidado a proteção do adesivo;
6 - Faço a colagem do adesivo no verso do papel cartão;
7 - Em seguida, recorto cuidadosamente o molde da caixa;
8 - Pronto! A 'sessão' dos recortes terminou... mas o trabalho ainda não!


  9 - Deixo a estampa do molde com a face para baixo e com uma régua...
10 - e uma tesoura, faço um risco (ou vinco) na parte colorida do papel cartão, para facilitar as dobras na hora de montar a caixa;
11 - Depois das dobras e vincos, é hora da colagem.
12 - E... pronto! Enfim a caixa está pronta!
13 - Agora, é só guardar o jogo.

Bem, é isso! 

Para adquirir:


Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.