17 dezembro 2017

Feira para Mostra de Projetos de TCC da Etec de Praia Grande



No dia 7 de dezembro de 2017, na sede da Etec de Praia Grande, realizou-se a tradicional Feira para Mostra de Projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso, desenvolvidos pelos alunos do último semestre dos cursos técnicos de Farmácia, Informática, Logística e Transações Imobiliárias, do qual fui orientador e docente, e que passo a relatar de forma mais específica neste ‘post’.

As turmas chegaram bem cedo para organizar o local. Todos estavam ansiosos e na expectativa de que o evento fosse um sucesso, o que realmente aconteceu e, acrescento, de forma sensacional!

Quando as portas do Laboratório de Administração se abriram, as 19h30, estava tudo pronto, os estandes em ordem e todos preparados para atender ao público e aos avaliadores.

Bem, vamos então conhecer um pouco de cada equipe e seu respectivo projeto:

“Locamania: Aplicativo para o mercado de locação”



Segundo a equipe, um aplicativo é uma ferramenta de praticidade vista como um método para realizar tarefas em qualquer hora do dia e lugar e, que vem a cada dia se desenvolvendo mais e se tornando essencial na vida das pessoas. Assim, pensando na necessidade de atender clientes na busca de imóveis, elas desenvolveram um aplicativo específico chamado de “Locamania” com o intuito de suprir, principalmente tais necessidades na hora da locação.
O aplicativo “Locamania” visa não só atender os clientes que estão procurando imóveis para locação como também clientes que desejam anunciar o seu imóvel no aplicativo, garantindo assim maior divulgação e retorno.

“Avaliações Imobiliárias: Aperfeiçoando o processo através de um aplicativo”



Este projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo informatizado no qual, através de um modelo padrão de “checklist”, serão registradas além das informações comuns dos imóveis, possíveis problemas e anomalias identificadas durante as operações de vistorias.
O aplicativo proposto visa o ganho de agilidade e objetividade no processo de avaliação de imóveis, tornando-o padrão e referência no setor imobiliário, especificamente na área residencial, abrangendo: casas, apartamentos, sobrados e
afins. O objetivo é buscar a padronização desta metodologia e ser um diferencial no mercado neste segmento, agilizando processos e valorizando negócios.

“Perito Imobiliário / Avaliador: 
A importância e a necessidade da sua atuação no mercado imobiliário”


O TCC tem a finalidade de analisar e compreender a função relacionada ao perito imobiliário, abrangendo desde a execução de relatórios até laudos de avaliação imobiliária para o poder judiciário, estes, com utilização para fins legais nas decisões de compra e venda de imóveis, partilha de herança, desapropriação, indenizatórias, demarcatórias, perdas e danos, renovatórias de locação, usucapião e vistorias.

“Mercado de Imóveis Compactos”


Através da pesquisa e análise de dados do mercado imobiliário, este trabalho busca identificar e avaliar a oferta de imóveis compactos, bem como o cenário na região na Baixada Santista, focado na cidade da Praia Grande, identificando oportunidades de negócios do ponto de vista do corretor imobiliário, que viabilize oportunidades para investidores, construtores, incorporadores e compradores em potencial.

“Divulgações de imóveis: inovação através das redes sociais”


Neste Trabalho de Conclusão de Curso foram apresentados aplicativos, websites e as demais questões relacionadas a divulgação de imóveis pela rede social, bem como o desenvolvimento e aplicação de técnicas visando a melhoria no âmbito da divulgação de produtos relacionados ao mercado imobiliário.

A Feira


Bom, pelas fotos dá para perceber que o evento foi realmente um sucesso. E isso, não só no meu ponto de vista e análise pessoal, mas também no relato dos professores avaliadores e na receptividade das mais de 200 pessoas que visitaram os estandes, (e até participaram do sorteio da equipe do Locamania!!!).


























A avaliação

Enfim, cada aluno cumpriu, de forma plenamente satisfatória e, no prazo estabelecido, em conjunto com o seu grupo, o planejamento das fases de execução de cada projeto, com base na natureza e na complexidade das atividades, bem como a entrega das atividades de pesquisa e apresentação escrita / oral, além da elaboração do projeto técnico.

Com relação ao relatório de trabalho de campo e estudos do meio, a fim de avaliar as fontes e os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto, todos os grupos, participaram de forma plenamente satisfatória nas aulas e nas atividades propostas.

Estão todos de parabéns. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação. Desejo muito sucesso aos mais novos Técnicos em Transações Imobiliárias do mercado!

E, antes de terminar, meu agradecimento especial à equipe "Locamania"! Fiquei muito feliz pela lembrança e imensamente grato pela homenagem!




Outros 'posts' interessantes do curso Técnico em Transações Imobiliárias:

Clique aqui  e confira como foi a Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e venda de imóveis.
Clique aqui  e confira como foi a Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e locação de imóveis.

Mais sobre Trabalhos de Conclusão de Curso? Clique aqui e confira!

Clique aqui para conhecer e curtir a página sobre o Monographia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.