07 julho 2017

Dinâmicas: GeoBingo - Estados e Capitais do Brasil

Depois dos jogos de Dominó e dos 'tipo' Supertrunfo, passando pelos 'quebraminós', nós entramos definitivamente na série dos jogos estilo 'bingo'. Existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. 
O nosso bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. Assim, desenvolvi este primeiro lançamento abrangendo Estados e Capitais do Brasil.


Material

O jogo é composto por 50 cartelas contendo, cada uma, 12 mapas aleatórios de Estados do Brasil. Algumas, com o nome do respectivo Estado, outras, com a localização e o nome da Capital. Além disso, apresenta também 50 fichas com perguntas direcionadas ao tema, Estados e Capitais do Brasil (veja, no final deste 'post', a relação de todas as perguntas).

Regras

As regras para se jogar o GeoBingo são muito simples:
  • Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 mapas aleatórios em cada uma.
  • A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "AP é a sigla de qual Estado?", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o mapa do Amapá. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação nesse mapa.
  • O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
  • O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.

O jogo






















Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar  linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso exista informações falsas ou incorretas.
O jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a forma designada pelo professor.
Bem, há várias maneiras de jogar. Crie a sua! Experimente!
É isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...