16 abril 2017

Dinâmicas: Dominó da América

Após algumas semanas de trabalho, finalmente terminei meu novo dominó didático, América: países, bandeiras e capitais

Vou utilizá-lo com as minhas turmas dos 9º ano para uma revisão da matéria e também com as turmas do 8º, uma vez que América faz parte do conteúdo deste ano.

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do País com o seu respectivo mapa e Capital. Pra ajudar na empreitada, incluí abaixo de cada bandeira o nome do País e, dentro de cada mapa a sua respectiva Capital.


Desenvolvi o jogo em duas versões.

A primeira conta com 40 peças. Além de 2 peças ‘curingas’, inclui:

a) 35 Países
1) América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México.
2) América Central: Guatemala, Belize, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Bahamas, Haiti, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados, Granada, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia.
3) América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Guiana.

b) 3 territórios: Groelândia, Porto Rico e Guiana Holandesa.


Já a segunda versão tem 60 peças. 
Além das relacionadas acima, conta com o acréscimo dos outros territórios (ultramarinos britânicos, franceses, etc.) restantes: 

Anguilla, Aruba, Bermudas, Curaçao, Guadalupe, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Falkland, Martinica, Montserrat, Saint Barthélemy, Saint Martin, Saint-Pierre e Miquelon, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Cayman e Sint Maarten.


Costumo levar para a sala de aula até seis jogos. Daí, divido a turma em grupos para que possam jogar. Os vencedores de cada grupo disputam a final. Divertido, não é? Ah! Já ia me esquecendo... vale nota!


35 comentários:

  1. Manda pra mim, por favor...
    Amei o dos estados do Brasil, vou gostar desse tbm...
    prof.leidiamorim@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.... Se conseguir compartilha comigo. Me interessei por esse do Brasil que você tem,me envia se puder. Grata.

      Excluir
  2. Manda pra mim tb.
    lucianopessanhageo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Poderia me enviar também.

    eduardotavaresgeo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Kelly Pinheiro 129@gmail.com

    Tbm quero o jogo.
    Agradecida!

    ResponderExcluir
  5. Poderia me enviar natalialves4.89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Professor ! Teria como enviar para mim?

    silviopereirajr@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Adorei a ideia. Seria muito bom se eu pudesse ter o material pra imprimir.

    Thais_sda@hotmail.com

    De qualquer forma, obrigada por compartilhar essa ideia! Abraços, professor.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pelo trabalho!
    É possível você disponibilizar o material?
    joelainecorrea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá professor. O senhor compartilha um modelo base desse jogo da América e tb dos estados brasileiros? Se sim, poderia me enviar? sandralanna@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de receber pra aplicar no estágio, isso com sua permissão.
    marciobvit@Gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Que ótimo! Gostei demais. Se criarem um grupo de wpp para divulgar trabalhos lúdicos, entrem em contato comigo. Também gostaria de receber. Danr.geo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Manda pra mim
    eduardofenando280@gmail.com fiquei curioso com esse jogo eu queria fazer um com pos paises da Ásia

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a ideia! Também gostaria de receber se possível... igorknierin@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Manda pra mim....mmoanjos@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos! Parabéns pelo trabalho. Gostaria muito de receber seus projetos. América e Estados do Brasil. andersonpinheiral@oi.com.br

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo trabalho!!!! tbem gostaria de conhecer melhor esse jogo, receber dicas de atividades etc etc. ricardogeojf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Por favor:
    muriloshiga@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Também gostaria de receber professor! natalhasantanna@hotmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  19. Maravilloso, me encantaría recibir su material ! Mi correo es > vflores.geo@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Amei dica obrigado por compartilhar com nós, ótima idéia �� Parabéns se possível gostaria de receber tbm odettebmv@hotmail.com Há por falar nisso seria bom você vender esse produto RS obrigada Odette Simara

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, excelente idéia de trabalho!
    Vc pode compartilhar comigo,
    zegederliz@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Gostei demais! ronan86@gmail.com por favor me mande também!

    ResponderExcluir
  23. Amei! Pode enviar? brunageoufsc@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Incrivel. Poderia compartilhar comigo professor?
    wallissonpolicarpo@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Show de bola. Bem lúdico. Também peço o compartilhamento. geografia.professor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Muito top! Excelente trabalho! Todos estão querendo, eu também quero se for compartilhar. Ficarei grato!

    Fernando.ufal2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Muito boa idéia brincando fica mais fácil aprender.

    ResponderExcluir
  28. Eu gostaria muito elza_leao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. gostaria

    deivid.galdini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Bom dia professor. Também gostaria de receber.
    magalhaesqueila@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. também gostaria de receber viviane.cavalcantehst@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria muito de ter acesso ao material. Me envie por favor. prof.geo.henrique@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  34. Olá, como eu posso conseguir esse material ?
    dos países e dos estados também.
    Me envie um email por favor: r.noenta@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...